As Análises Clínicas são essenciais para diagnosticar possíveis situações anómalas e por isso justifica-se a sua realização periódica. Se pretende fazer uma avaliação geral poderá realizar o seguinte conjunto de análises:

Check-Up Geral – Análises de Rotina:

– Ácido Úrico
– Hemograma e Plaquetas
– VS (Velocidade de Sedimentação)
– Glicose
– TGO
– TGP
– GGT
– Ureia
– Creatinina
– Colesterol Total
– Colesterol HDL
– Triglicerídeos
– Urina Tipo II

Há cada vez mais, uma preocupação constante dos casais, que pretendem verificar se se encontra tudo bem com a sua saúde. Existem igualmente, pessoas com determinadas profissões e comportamentos de risco que devem ser acompanhadas com análises específicas.
De forma a verificar se não está com nenhuma complicação de carácter infeccioso, poderá realizar um conjunto de exames:

– Hepatite B (Ag. Hbs e Ac. Hbs)
– Hepatite C (HCV)
– HIV I
– HIV II
– Sífilis (TPHA, VDRL)

A gravidez provoca alterações no corpo feminino. Com a gravidez confirmada, começa também o acompanhamento pré-natal que passa por uma avaliação médica geral, exame ginecológico e exames de sangue.
Com as análises pretende-se verificar a tipagem sanguínea, anemia, diabetes e comprovar se a mulher está imune a rubéola, toxoplasmose e outras doenças infecciosas que podem causar malformação do feto.

No Laboratório de Análises Clínicas Nordeste Lab poderá realizar um conjunto de análises específicas:

– Seriologia da Toxoplasmose;
– Serologia da Rubéola;
– Serologia do Citomegalovírus
– Grupo Sanguíneo (com oferta do cartão com grupo)
– Glicose
– Hemograma

A menopausa é um momento importante na vida de uma mulher e corresponde a um processo natural do desenvolvimento.
Esta é definida como a cessação definitiva da menstruação e é diagnosticada após 12 meses de amenorreia (ausência de menstruação) que é resultado da supressão da função ovárica.
Geralmente, esta fase ocorre entre os 45 e os 55 anos e indica o fim da capacidade reprodutiva da mulher. O período anterior à confirmação da menopausa denomina-se de pré-menopausa e pode ir de alguns meses a alguns anos e durante a qual as variações hormonais produzem irregularidades menstruais.
Para ajudar a mulher a compreender estas variações hormonais é possível efectuar um conjunto de análises clínicas que permitem determinar com maior rigor qual a fase em que se encontra, nomeadamente:

– FSH
– LH
– Estradiol
– Progesterona

Todos os homens com mais de 40 anos de idade devem fazer um check up, uma vez por ano. Estes exames permitem diagnosticar e detetar precocemente alterações ao bom funcionamento do organismo e identificar factores de risco.

Check-Up Homem com mais de 40 anos:

– Ácido Úrico
– Hemograma e Plaquetas
– Velocidade de Sedimentação
– Glicose
– TGO
– TGP
– GGT
– Ureia
– Creatinina
– Colesterol Total
– Colesterol HDL
– Triglicerídeos
– Urina Tipo II
– PSA Total
– PSA Livre

A diabetes é um problema de saúde pública global. A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 180 milhões de pessoas no mundo sofrem da doença e é muito provável que até 2030 este número duplique.
Esta é uma doença crónica caracterizada por hiperglicemia (aumento dos níveis de açúcar) crónica e responsável por inúmeras complicações que afectam o Sistema Nervoso e Vascular.
Os sintomas mais comuns associados à diabetes são a sede, urinar frequentemente, fome, perda de peso, fadiga, alterações visuais, hiperglicemia, glicosúria (açúcar na urina) e maior dificuldade em cicatrizar pequenas feridas.
Para diagnosticar a diabetes bem como vigiar a evolução da doença é importante fazer um check-up aos níveis de glicose para isso deve fazer as seguintes análises clínicas:

– Glicose em jejum
– Hemoglobina Glicosilada
– Urina Tipo II.